segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fim de festa, mas nem tanto



As últimas semanas em Berlim, como era de se esperar, foram cheias e não sobrou nenhum segundinho pra sentar e escrever pro blog. Isso significa também que nessas semanas deu para juntar um bom material postável. Assim, estou de volta em Porto Alegre, mas esse blog segue (não se sabe ainda até quando) com dicas de lugares e coisas pra fazer na melhor cidade do mundo :P

Pra não dar aquela dorzinha no coração ao pensar em Berlim, o primeiro post aqui do Brasil é mais um fato sobre a Alemanha do que sobre Berlim. A ideia surgiu numa conversa com a Luiza, que não está no Canadá, mas em Hamburgo.  A gente debatia sobre algumas tosqueiras musicais da noite na Alemanha. Se for a uma festa daquelas "toca tudo"ou na casa de alguém, é muito provável que você em algum momento vá ouvir alguma dessas músicas. Não dá pra enquadrar todas em um gênero só e nem todas são coisas que se levam a sério. São piadas que viraram coisa séria, como acaba acontecendo algumas vezes.

Mas vamos lá, apresento aqui algumas tosqueiras de fim de festa (ou nem sempre) que a galera vai toda dançar e cantar junto em alemão. Divirtam-se!

(se você estiver sem paciência, mas quiser ver uma das coisas mais toscas do universo, recomendo correr direto para o fim do post)

Deichkind - Remmidemmi
Eles se chamam de uma banda de TechRap (mistura de techno com rap) e, com bastante humor e um tanto de ironia, nessa música eles descrevem uma festa "muito louca". Porque, né, "pessoas impulsivas não conhecem limites". A banda é conhecida por algumas das apresentações mais doidas da Alemanha, assim o vídeo aí tem um monte de shows deles.


Já esse outro vídeo aqui saiu esse ano e é meio no espírito "classe média tira sarro". Por que é "ruim pra cabeça, ruim pro futuro, mas infelizmente foda"

Frauenarzt & Manny Marc - Das Geht Ab
Acho que pouca coisa faz todo mundo cantar (especialmente depois de uma certa hora da noite com uma certa quantidade de cerveja na cabeça) como isso aqui. É basicamente o cara dizendo que eles vão festejar a noite inteira. É o tipo de música que, querendo ou não, todo mundo lá conhece e sabe cantar.




Laserkraft 3D - Nein Mann
Eu não consigo levar isso aqui a sério e não sei se alguém no universo consegue. É o carinha cantando o tempo todo: "Não, cara, eu não quero ir ainda. Eu ainda quero dançar um pouco mais"


Alexander Marcus - Ciao Ciao Bella
Sabe quando a piada vira coisa séria? Isso é um dos melhores exemplos pra isso. Assim como no Brasil galera faz piada com o funk e fica famoso, na Alemanha nego tira sarro de Schlagermusik, que de uma maneira grosseira dá pra dizer que é o equivalente da nossa música sertaneja/brega. O espertinho aí transformou esse gênero de música hiper popular em "eletro", virou essa persona de cabelo cheio de gel, blazer e bronzeado artificial. Faz (fez?) o maior sucesso. O cara viaja a Alemanha inteira fazendo shows em hotéis chiques e nas apresentações todo mundo vai "fantasiado" tipo ele. A legítima piada que perdeu o controle hehehe




E como não podia faltar: duas famosas músicas do gênero "para beber"

Die Toten Hosen - Das Altbierlied
Ninguém no mundo é mais fã de Düsseldorf do que os Toten Hosen. Por isso, eles fizeram essa música pra homenagear a cidade que é o "maior balcão de bar do mundo" (die längste Theke der Welt"). Quando morei em Düsseldorf não tinha uma noite em que isso não tocava, mas já ouvi essa música em tudo quanto foi canto da Alemanha




Otto Waalkes - Grund zum Feiern 
No meio de um monte de nomes de bebidas, o cara canta "nós temos motivo pra festejar ninguém mais consegue caminhar, mas a gente ainda consegue beber".




E duas tosqueiras especiais não tão conhecidas, mas com imenso valor sentimental:

Hildegard Knef - The Coffee Song
Sabe-se lá de onde essa doida tirou isso, mas essa canção "carnavalesca" diz o seguinte: "no Brasil não tem nada além de café". E desde que ouvi essa música em uma boate em Berlim em 2009, ela virou a piadinha com meus amigos polacos.


Renato Pantera - Ganz genau
Na mesma semana em que eu, amigos brasileiros e os polacos descobrimos que "no Brasil só tem café", fomos hostilizados por uma bêbada no metrô que achou um absurdo um bando de brasileiros não conhecer o Renato Pantera. Segundo a própria, ele era o máximo por ser "bonito, preto e divertido" (schön, schwarz e unterhaltsam). Ao tentarmos entender do que a doida falava, nos deparamos com o Cumpadi Washington pra alemão ver.


prometo mais pra frente um post com músicas decentes em alemão ou de bandas alemônicas :P

4 comentários:

  1. Oi Bruna! Seu blog é super legal, espero que vc volte e continue a fazer! eu tambem moro em Berlin e adorei as dicas! :) bjs

    ResponderExcluir
  2. https://soundcloud.com/renato10/renato-pantera-samba-soul?in=once-denia/sets/renato-pantera-26-30-november

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,
    Ouca meu concerto no link acima,no Jazz Festival Wolfsburg e escreva sua critica.Estou curioso para saber a sua opiniao, falando de boa, sem intriga.

    ResponderExcluir
  4. É lamentavel que uma brasileira que chega em Berlin sem conhecimento de causa, denigre a minha imagem publicamente sem saber nada sobre minhas origens e conceitos sociais , culturais e artisiticos.Eu nao sou um musico tipo cumpadi para alemao ver como voce claramente cita.venho aqui pela ultima vez lhe pedir educadamente que delete meu video deste seu blog; Se sou tudo isso de baixo nivel que voce diz,porque deixa meu video no seu blog? Voce esta é querendo aparecer explorando a minha imagem publica.Se voce nao tirar este video, eu vou lhe processar ainda, estou falando educadamente ainda.

    ResponderExcluir