segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comida típica pra quem tem medo de chucrute

Käsespätzle, delicinha de inverno alemão

Dizem por aí que a comida típica alemã, em comparação com o resto da Europa, é nada sofisticada. A real é que alemão adora batata, cebola, as benditas salsichas, pepino e repolho. Sim, isso é bem verdade. Comida típica tende a ser sempre meio pesada, apesar de em casa a galera aqui consumir salada como loucos. Sendo assim, pros mais chatos, provar comida típica alemã que não seja salsichas tipo Bratwurst, Currywirst e seus derivados, é uma tarefa que pode dar medo.


Spätlze Express, o cara do caixa daqui a pouco vai me chamar pelo nome :P

Pensando nos paladares menos aventureiros, divido com vocês o maior e melhor achado da minha temporada no sul da Alemanha em 2009, o Spätzle (se pronuncia sh-PÉ-tsl(e). É uma massa caseira que é feita introduzindo pedaços de massa em água fervente e tirando continuamente os pedaços que ficam cozidos. Aí existem vários tipos de Spätzle: com molho, com carne, com queijo, com salsicha, com lentilha, com repolho. Mas o meu preferido e, na real o mais famoso, é o Käsespätzle. Simplesmente, pegam essa massa caseira e misturam com muita cebola frita e queijo e colocam tudo no forno. Não tem como ficar ruim.

pratinho de Schumpfnudeln, massa mais gordinha que eles depois dão uma fritadinha antes de servir

Em Berlim, para comer Spätzle ou outras coisas típicas do sul da Alemanha como Knödel, Leberwust, Maultaschen ou Schumpfnudeln, o restaurante Spätzle Express é a dica. É um lugar honesto para começar a incursão na gastronomia alemã: barato, serve super rápido e é bem gostoso e tem várias opções pra quem não come de tudo. Os pratos têm tamanhos pequeno, médio e grande. O pequeno é uma porção bem boa. O médio dá pra duas meninas dividirem tranquilamente e o grande é, como diz o nome, grandão mesmo.

O melhor é que, além das opções básicas (com acompanhamentos mais comuns tipo queijo e cebola), eles têm as versões de quase todos os pratos com ingredientes mais hardcore, digamos assim, como bendito chucrute, bacon, batatas, salsichas ou lentilha. Tudo vai depender do seu paladar.

Me deu fome já....


Como chegar:
Spätzle Express

Wiener Straße 11
U1 Görlitzerbahnhof




Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Tudo bem que não sou um alemão nato, mas batata, a bendita salsicha e pepino eu adoro! Claro, tudo isto regado à cerveja! Que pode ser até a de erva-mate, que serve pra uma fotossíntese de melhor qualidade.

    Beijo pra ti.

    Fred

    ResponderExcluir
  2. hahaahha vou te levar uma Mier, então :) beijo pra ti também!

    ResponderExcluir